Evolução Eletrônica do Som (Parte 1)

20

A década de 80, marcou toda uma geração, no quesito música. Embora o rádio tenha alcançado um nível de aperfeiçoamento razoável, a mudança significativa foi marcada pelos Sound Systems, poderosas estações de áudio orgulhosamente ostentadas nas salas da maioria das residências do mundo. 

Os denominados micro-systems invadiram o mercado, e podia-se encontrar os mais variados modelos. Indo de simples rádios, passando por toca-fitas, se aventurando em duplo cassete-deck portátil e culminando com verdadeiras torres de babel sonoras. Os audiófilos sempre em busca de soluções que proporcionassem a melhor experiência possível . Em certos casos exageros e projetos ousados, totalmente fora das normas, eram exibidos com orgulho. 

Revistas especializadas em Som dos anos 80

A verdadeira paixão por música sempre acompanhou a humanidade, e a evolução desta modalidade de entretenimento alavancou um mercado muito promissor. Verdadeiras obras de arte foram produzidas, todas com peças mecânicas, eletrônicas e muito bem acabadas, em alguns casos com madeira nobre e outros materiais de valor. A Eletrônica empregada nestes dispositivos era pesada, com foco em alta potência, grande rendimento sonoro e pouca economia de energia. 

Rádios, Toca-Fitas, e Portáteis que fizeram a alegria na década de 1980, no Século Passado.

A evolução, crise mundial, a necessidade de se economizar, forçou o mercado a se modificar. Fabricantes, cada vez mais, foram adotando o plástico como principal componente na manufatura. 

Ícone do final da década de 70, no ramo automotivo, este amplificador dominou o cenário nacional, por muitos anos.

No ramo automotivo, a grande sensação era o toca-fitas TKR, e auto-rádios Motorola. Nada de potências sofisticadas como as existentes atualmente no mercado. Qualquer caixa preta que fizesse barulho, era imediatamente embutida no painel dos automóveis e a festa estava pronta. E devido à fama, estes se tornaram alvo de ladrões, e aí entra em cena, os suportes adaptadores.

A alça adaptadora para remoção do conjunto sonoro do veículo e que possibilitava ser instalado em casa.

A Evolução em Miniatura.

Talvez a maior revolução em termos de entretenimento em som, tenha acontecido com o Lançamento, na década de 80, de um aparelho da Sony, que, daria início à corrida da portabilidade do áudio pessoal, como o conhecemos hoje….O Walkman. 

TPS-L2 O Autêntico Walkman reinou até o início dos anos 2000.

O Walkman foi um verdadeiro sucesso e não há nenhum lugar do mundo onde não se tenha vendido uma unidade. Colocado no mercado em 1979 , precisamente no dia 1º de Julho, no Japão, este aparelho fez a sony ser conhecida nos lugares mais remotos do planeta. Hoje em dia a nova geração nem sonha que isto um dia existiu. 

Este é o 1º de uma série de posts , onde mostrarei curiosidades, e raridades do mundo da música. Se você gostou, deixe seu comentário logo abaixo, e prepare-se para a 2ª parte, onde falarei sobre o Roadstar, Sonovox e muito mais. Até lá. 

você pode gostar também Mais do autor

Comentários